quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Planejamento Estratégico 2010

Com o inicio de 2010 se aproximando, está na hora de planejar o próximo ano.
Você faz um planejamento mínimo para suas finanças pessoais? Faz um plano de metas pessoais?
E na sua empresa é feito isso?

Para planejamento estratégico existem inúmeras ferramentas a serem usadas... Vou falar do que deve ser feito, no mínimo.

A princípio deve-se elaborar uma missão para a empresa, por que assim você, seus colaboradores, seus fornecedores e seus clientes podem saber qual é a finalidade de sua empresa. Com isso facilita a interação de todos e o entendimento dos planos estratégicos. É como se fosse a bussola da empresa.
Após feito isso deve-se pensar na visão da empresa. O que se espera dela no longo prazo. (No mínimo 5 anos).
Com isso podemos formular os objetivos a longo e curto prazo (com prazo determinado, deve-se estabelecer datas para os objetivos)... O que fazer em 2010? Responder está pergunta é que vai mostrar o caminho que sua empresa precisa trilhar.
É extremamente importante fazer isto, porque empresas sem plano de no mínimo 1 ano andam por ai sem saber aonde querem chegar, e isso desgasta colaboradores, o caixa da empresa e os sócios proprietários.
Próxima etapa é estabelecer as metas. As metas são descritas conforme os objetivos... ou seja são as ações que devem serem feitas para atingir os objetivos determinados.

Este é o mínimo que se deve fazer.

Para aprofundar mais pode-se fazer uma analise SWOT, para saber pontos forte e fracos da empresa e dos concorrentes, pode-se fazer um planejamento financeiro. E também pode fazer um plano de marketing.

Então já está na hora de montar o planejamento para 2010. Não esqueça que fazer isso pode te deixar muito mais tranqüilo no próximo ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores