Saiu uma reportagem na Revista Época desta semana chamada O Brasil empreendedor. Para o inicio do nosso blog acho que já diz tudo.
Um movimento que é pouco visível está acontecendo no Brasil, pessoas da clesse C e D estão empreendendo mais, ou seja estão buscando seu lugar ao sol. Para o Brasil isto é ótimo, pois iremos deixar de ficar nas mãos de poucas empresas que contratam muitos colaboradores, para termos milhões de pequenas empresas, o que deixa o país mais sólido economicamente, e mais intelectual empresarialmente, porque estes novos empresarios buscam ajuda para se aperfeiçoarem e fortalecem a economia criando novos postos de trabalho.
Segundo a Revista Época nos ultimos 2 anos foram 15 milhões de empresa abertas, grande parte dessas nas classes C e D. São pessoas que buscam transformar suas vidas e ajudam a mudar a cara do país. O Brasil hoje possui 4 milhões de microempreendedores com até cinco funcionários e outros 18 milhões que trabalham sozinhos. É um número mais de duas vezes maior que em 2003, onde tinhamos 10 milhões, segundo o IBGE. Isso tudo é mais que bom para o Brasil, e só demonstra que o nosso país não está tão mal como muita gente anda comentando.
Segue abaixo as 7 lições para empreendedores (segundo a Revista Época).
1° - Preste atenção as pequenas necessidades: O segredo é buscar as penquenas necessidades não atendidas, e vender algo com melhor qualidade.
2º - Use dinheiro emprestado como água na caatinga: Não importa se é cheque especial, cartão de credito, limite… deve-se ter controle com o dinheiro emprestado, e devolução no periodo estabelecido.
3° - Se você não é tão forte, seja flexivel: Pequenos negocios não devem se arriscar tentando bater de frente com grandes problemas. Se preciso for, mude o foco e continue.
4° - Faça Networking – com objetividade: Cultivar contatos profissionais que possam ajuda-lo no futuro.
5° - Tenha sempre um recurso extra para emergência: Ter um uma reserva financeira ajuda nos momentos de dificuldade. É sempre muito útil.
6° - Aproveite ao maximo os recursos que tem: Como não se tem recursos sobrando para aproveitar, é preciso usar o que está a seu dispor, criatividade faz muito bem nessas horas.
7° - Aprenda, mas busque valor no que já conhece: A experiência que possui é muito importante para empreender, pois já se conhece bem um produto e até mesmo clientes e fornecedores. Não arrisque seus poucos recursos em um mercado que você não conhece.
Ser um empreendedor só tem a ajudar, pois ajuda a você mesmo e o nosso país. Mas o importante é buscar mercados poucos atendidos, melhorar constantemente o produto, e se especializar, o sebrae está ai para auxiliar no que for. E se preciso, busque uma consultoria, administradores com experiência vão saber trilhar o melhor caminho para você.
Referência Revista Época de 30 de novembro de 2009 n°602, Editora Globo.
http://www.sebrae.com.br
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pra frente Brasil !!
ResponderExcluirVou acompanhar as postagens ...
Vamo lá rapaziada