terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Crises e seus adoradores

Um assunto interessante a ser tratado é a crise financeira mundial, que abalou todas as estruturas de mercado neste ano de 2009. Muita coisa foi falada, muitas empresas se assustaram. Porém como realmente ela afeta a organização, e em qual momento ela passa a fazer com que as pessoas acreditem tanto em sua existência que passem a mudar suas rotinas.

Para explicar um pouco sobre o processo desta crise, segue o texto abaixo, onde faz referencias bem cotidianas e simples de como tudo se iniciou, e tomou suas proporções globais.

´´O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça 'na caderneta' aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.

Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi(MBA), decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CCB, CDO, CDL, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, LME, NYSE, CBOT cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência.

E toda a cadeia sifu´´.


Agora para compreender mais de como o processo atrai e retém as pessoas neste ciclo, segue o vídeo bem humorado e explicativo...






"Se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio." (Jô Soares)



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Planejamento Estratégico 2010

Com o inicio de 2010 se aproximando, está na hora de planejar o próximo ano.
Você faz um planejamento mínimo para suas finanças pessoais? Faz um plano de metas pessoais?
E na sua empresa é feito isso?

Para planejamento estratégico existem inúmeras ferramentas a serem usadas... Vou falar do que deve ser feito, no mínimo.

A princípio deve-se elaborar uma missão para a empresa, por que assim você, seus colaboradores, seus fornecedores e seus clientes podem saber qual é a finalidade de sua empresa. Com isso facilita a interação de todos e o entendimento dos planos estratégicos. É como se fosse a bussola da empresa.
Após feito isso deve-se pensar na visão da empresa. O que se espera dela no longo prazo. (No mínimo 5 anos).
Com isso podemos formular os objetivos a longo e curto prazo (com prazo determinado, deve-se estabelecer datas para os objetivos)... O que fazer em 2010? Responder está pergunta é que vai mostrar o caminho que sua empresa precisa trilhar.
É extremamente importante fazer isto, porque empresas sem plano de no mínimo 1 ano andam por ai sem saber aonde querem chegar, e isso desgasta colaboradores, o caixa da empresa e os sócios proprietários.
Próxima etapa é estabelecer as metas. As metas são descritas conforme os objetivos... ou seja são as ações que devem serem feitas para atingir os objetivos determinados.

Este é o mínimo que se deve fazer.

Para aprofundar mais pode-se fazer uma analise SWOT, para saber pontos forte e fracos da empresa e dos concorrentes, pode-se fazer um planejamento financeiro. E também pode fazer um plano de marketing.

Então já está na hora de montar o planejamento para 2010. Não esqueça que fazer isso pode te deixar muito mais tranqüilo no próximo ano.






Concurso COPEL

Olá!!!

Para quem fez o concurso da copel no dia 24/09/2009, agora vai ter um novo concurso no dia 24/01/2010.
O concurso foi cancelado pelos varios problemas que aconteceram no dia.
Agora todos que fizeram a prova devem entrar nesse site para confirmar seu dados. Alí tambem tem o novo edital e as informções necessarias.

Boa sorte a todos.

"A mente ama o desconhecido, imagens cujo sentido não alcança - pois o próprio sentido da mente é desconhecido." René Magritte

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Costumes e comodidades

Costume
(latim *con[s]uetumen, -inis, alteração de consuetudo, -inis)
s. m.
1. Prática habitual, modo de proceder. = HÁBITO



Ao tratarmos algo de costume, penso eu estar falando de um fato rotineiro, que acontece constantemente e que já deixou de chamar a atenção. Como nosso foco esta voltado ao empreendedor e sua organização, é importante saber lidar muito bem com os hábitos que levam a determinados costumes.

Existem empresas que tem como costume à entrega e apresentação de relatórios, assim como realizações de reuniões rotineiramente. Ou até mesmo, costume de sempre atualizar suas metas e objetivos organizacionais.

Por outro lado a repetição de maus hábitos, acaba gerando costumes desagradáveis, que resultam por atrapalhar a saúde de todos os envolvidos no processo. Creio que grande parte destes maus hábitos se origina de uma posição cômoda adquirida com o tempo. Aquelas responsabilidades que são deixadas para fazer depois em momentos preguiçosos que nos dominam.

Pois bem, para demonstrar que todos acabamos acomodando-se com as situações, mesmo elas nos prejudicando, segue o vídeo de Arnaldo Jabor que trata este foco mais direcionado ao poder político brasileiro e seus freqüentes escândalos.





Só para não perder o embalo.....





´´Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou, ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu.´´



Abraços, e boa semana!!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Visão de Escravo

Hoje vamos colocar dois vídeos do Waldez Ludwig. Ele fala sobre o mercado de trabalho.

É muito bom para os administradores e empresários que se prezem, saberem como contratar e como agir para manter os colaboradores motivados.



Video 1


Video 2





E como você está agindo em sua empresa? Comentem.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que é preciso fazer para conseguir dominar o jogo em uma empresa familiar? Parte 01

A relação de trabalho familiar em uma empresa é algo muito delicado de ser modificado. Em virtude de inúmeros fatos que transcendem o ambiente profissional, ou seja, é muito fácil aquela discussão profissional cotidiana, acabar rompendo os limites e passar a envolver fatores pessoais de cada um, afetando assim uma intimidade muito privada dos indivíduos em contexto.

Por ter um pouco desta experiência, comecei a identificar algumas ações, muitas vezes inconscientes de seus precursores que desmotivam e geram muitas intrigas no ambiente de trabalho, e que em grande maioria, culminam com o afastamento do membro mais novo do ambiente.

Creio que isto não seja um caso isolado, mas sim uma realidade de inúmeros jovens da atualidade, que todo dia assumem um papel de braço direito de seus familiares no trabalho, mas que enfrentam constantemente indignações e frustrações.

Por fim a busca por respostas concretas, com a finalidade de compreender um pouco sobre o assunto, acabou culminando em uma teoria bem simples que com um pouco de esforço realmente surti efeitos agradáveis. Graças a uma destas conversas de amigos em bares, foi possível encontrar alguém que já enfrentou todos os desafios impostos por este sistema e que hoje cuida de tudo com muito planejamento e sucesso.

O que deve ser feito é uma visão sob os pontos positivos que cada um tem quando trabalha com um familiar, por exemplo, é muito fácil você assumir as coisas sem pedir na empresa, não precisa ficar toda hora anunciando tudo que vai fazer. Então comece assim, vá aumentando sua área de atuação dentro da organização, abraçando cada nova função que esteja disponível. Justamente por que você não vai ter muitas restrições e nem causar um alvoroço nos outros.

Tenha em mente que cada passo dado estará lhe dando novas responsabilidades dentro da empresa, e com elas ocasionalmente virá à autoridade tão desejada e difícil de alcançar. É importante ressaltar neste ponto que autoridade e responsabilidade nem sempre andam juntas, ainda mais em um ambiente familiar, o que mais acontece são cobranças de mudanças, mas que em sua maioria acabam sendo estagnadas pelo receio de mudar um sistema tradicionalista existente.

"No mundo dos negócios nunca se obtém aquilo que se quer, mas sim aquilo que se negocia." (Chester Karrass)

Continua em outro post...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Brasil Empreendedor

Saiu uma reportagem na Revista Época desta semana chamada O Brasil empreendedor. Para o inicio do nosso blog acho que já diz tudo.
Um movimento que é pouco visível está acontecendo no Brasil, pessoas da clesse C e D estão empreendendo mais, ou seja estão buscando seu lugar ao sol. Para o Brasil isto é ótimo, pois iremos deixar de ficar nas mãos de poucas empresas que contratam muitos colaboradores, para termos milhões de pequenas empresas, o que deixa o país mais sólido economicamente, e mais intelectual empresarialmente, porque estes novos empresarios buscam ajuda para se aperfeiçoarem e fortalecem a economia criando novos postos de trabalho.
Segundo a Revista Época nos ultimos 2 anos foram 15 milhões de empresa abertas, grande parte dessas nas classes C e D. São pessoas que buscam transformar suas vidas e ajudam a mudar a cara do país. O Brasil hoje possui 4 milhões de microempreendedores com até cinco funcionários e outros 18 milhões que trabalham sozinhos. É um número mais de duas vezes maior que em 2003, onde tinhamos 10 milhões, segundo o IBGE. Isso tudo é mais que bom para o Brasil, e só demonstra que o nosso país não está tão mal como muita gente anda comentando.

Segue abaixo as 7 lições para empreendedores (segundo a Revista Época).

1° - Preste atenção as pequenas necessidades: O segredo é buscar as penquenas necessidades não atendidas, e vender algo com melhor qualidade.

2º - Use dinheiro emprestado como água na caatinga: Não importa se é cheque especial, cartão de credito, limite… deve-se ter controle com o dinheiro emprestado, e devolução no periodo estabelecido.

3° - Se você não é tão forte, seja flexivel: Pequenos negocios não devem se arriscar tentando bater de frente com grandes problemas. Se preciso for, mude o foco e continue.

4° - Faça Networking – com objetividade: Cultivar contatos profissionais que possam ajuda-lo no futuro.

5° - Tenha sempre um recurso extra para emergência: Ter um uma reserva financeira ajuda nos momentos de dificuldade. É sempre muito útil.

6° - Aproveite ao maximo os recursos que tem: Como não se tem recursos sobrando para aproveitar, é preciso usar o que está a seu dispor, criatividade faz muito bem nessas horas.

7° - Aprenda, mas busque valor no que já conhece: A experiência que possui é muito importante para empreender, pois já se conhece bem um produto e até mesmo clientes e fornecedores. Não arrisque seus poucos recursos em um mercado que você não conhece.

Ser um empreendedor só tem a ajudar, pois ajuda a você mesmo e o nosso país. Mas o importante é buscar mercados poucos atendidos, melhorar constantemente o produto, e se especializar, o sebrae está ai para auxiliar no que for. E se preciso, busque uma consultoria, administradores com experiência vão saber trilhar o melhor caminho para você.

Referência Revista Época de 30 de novembro de 2009 n°602, Editora Globo.
http://www.sebrae.com.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O tripé da mudança


Possuímos 03 fatores que fomentam as mudanças em nossas vidas. Eles são a idade, necessidade e vontade. Focando sempre o porquê, como, e o que nos leva a esta ação de mudar.

A maneira mais natural citada para ocorrer uma mudança é a idade, isto se deve maturidade que vai se estruturando em nossas vidas, alterando a personalidade de cada um.

Quando aderimos a uma mudança por necessidade, estamos sendo forçados a agir perante a uma situação indesejada ou inesperada. Tornando a ação muito mais penosa de ser realizada, pois não foi o meu corpo e minha mente que pretendiam alterar as atitudes envolvidas. Sofremos força de um agente que se origina independente de minhas atitudes e desejos, como exemplos têm a mudança de tecnologia em um sistema de produção, uma doença.

Em contrapartida as causas internas ou por vontade são ocasionadas por motivos de anseio de cada um. Existe um prazer que motiva a ação de mudança estabelecendo uma relação saudável no processo de metamorfose.

E por vontade de dois amigos em levantar estudos e trabalhos em administração, que montamos este blog onde colocaremos a disposição de outras pessoas nosso trabalho e busca por novos conhecimentos. Garanto que não tem nada de penoso nisso tudo, apenas prazer e vontade de crescer e desenvolver novas habilidades. Não queremos fazer nada de extraordinário que vá mudar o mundo, apenas queremos fazer a nossa parte.

“Uma ação ou situação é capaz de transformar um limão amargo em uma doce limonada.”

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Por que mudar ?

O que nos leva a mudar? Qual o sentido das mudanças em nossas vidas?

Um olhar minucioso em qualquer mudança nos leva a entender que sempre existe um fator de ação por traz do fato.

Primeiro, bom dia ou noite, como post inicial tentaremos tratar o questionamento que nos trouxe até a criação deste blog, a mudança.
Neste link http://br.hsmglobal.com/notas/53834-o-tripe-da-mudan%C3%A7a , é possivel ler um artigo muito interessante sobre as mudanças e suas origens no ser humano. Acho que este assunto serve como uma luva para o inicio de um novo ciclo na vida de qualquer pesssoa.

Quero assim saudar todos que venham nos visitar o Hora Extra, e apartir daqui fornecer noticias, teorias, discuções sempre com um fundo de reflexão e evolução no pensamento administrativo.

Só peço em troca a divisão de conhecimento, discorde, concorde, use sua livre expressão neste blog. Afinal ele começou entre amigos, e para os amigos!


"Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam." (George C. Maschall)


Sem mais para o momento! Comentem... abraços!

Colaboradores